14 dezembro 2005

Chamados para quê?

A passagem de Jo 20.19 me trouxe algumas reflexões:

Ali estavam os discípulos,amedrontados, aterrorizados com o final "trágico" de seu mestre. Não haviam entendido as inúmeras referências de Jesus à sua morte e ressurreição. Escondidos e acanhados dentro de um cômodo, não ousariam jamais sair para cumprir a sua missão, anunciar as Boas Novas de seu Mestre, aquele que a pouco havia sido crucificado.

A igreja hoje me remete a essa cena com os discípulos. Escondida e acanhada. Não em um cômodo mas em seus templos. Não com medo dos judeus, mas sem conhecer a sua identidade, a razão de sua existência.

A nossa identidade confunde-se com a nossa missão.

O novo Testamento emprega duas palavras para designar Igreja. Sunagoge que significa “reunir-se”, usada em Mt 4.23; At 13.43; Ap2.9,3.9, e Ekklesia(assembléia). Esta formada pelas palavras Ek, “para fora de”, e Kaleo, “chamados”. Ou seja, Ekklesia(A Igreja) tem significado não somente de uma assembléia, de uma grupo de pessoas reunidas , mas significa também “chamados para fora de”. O seu significado remete à sua missão. A igreja não é somente, ou pelo menos não deveria ser, apenas um grupo de pessoas que se reúne para adorar ao seu Deus. Somos chamados a sair dos nossos "guetos", dos nossos templos. Somos chamados a não nos acovadarmos em cumprir nossa missão, em ser o que deveriamos ser. Não somos igreja se não temos identidade, não somos igreja se não cumprimos nossa missão, não somos igreja se não “saírmos para fora de”. Não somos Igreja se agirmos como os discípulo em Jo 20.19.

Que Deus tenha misericordia de nós!Amém

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home