14 dezembro 2005

O "estar apaixonado" e o casamento

A idéia de que “estar apaixonado” é a única razão para se permanecer casado é uma idéia estranha ao cristianismo. As promessas feitas por quem está apaixonado devem ser cumpridas, mesmo que deixe de sentir-se apaixonado. Promete-se ser fiel, amar na alegria e na tristeza, na doença e na saúde mas não promete-se “estar apaixonado” a vida inteira.

Citando C.S.Lewis

Uma promessa tem cabimento quando é sobre coisas que se pode fazer, sobre atitudes: ninguém pode prometer que vai continuar a ter sempre um certo sentimento...Ora, não se pode garantir que um sentimento perdure com sua plena intensidade, nem mesmo se pode dizer que perdurará. O conhecimento permanece, os princípios permanecem, os hábitos permanecem, mas os sentimentos vêm e vão...”

E prossegue mais a frente

“Não mais “estar apaixonado” não significa necessariamente não mais amar. Amar é diferente de “estar apaixonado”; o amor não é um sentimento, é uma unidade profunda, mantida pela vontade e deliberadamente fortalecida pelo habito, reforçada(nos casamentos cristãos)pela graça que os cônjuges pedem recebem de Deus.”

E mais ainda

“Estar apaixonado é muito bom mas não é o melhor...Nesse setor da vida, como em qualquer outro, as emoções vêm no começo e não perduram...O encantamento que sentimos quando vemos um lugar maravilhoso pela primeira vez desaparece quando começamos morar lá."


O “estar apaixonado” faz o coração bater mais rápido, a pressão arterial subir, as pupilas dilatar, a temperatura variar bruscamente, o estômago apertar e as mãos tremer.


“Por uma questão de preservação da espécie, portanto, o ser humano não foi programado para viver permanentemente apaixonado”
diz reportagem da revista Veja


“Se a paixão durasse muito tempo, o organismo entraria em colapso”
diz o neurocientista da Unicamp, Renato Sabbatini


Ou seja, fomos feitos para amar e não para permanecer "apaixonados" a vida inteira.

1 Comments:

At 2:05 PM, Anonymous Paulo Sacramento said...

Fomo feitos para amar... cara... CS Lewis eh mto massa!

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home